sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Promoção a 2º Sgt do Quadro Especial do Exército

De Acordo com o Banco de dados do DGP, existem atualmente 9.347 (nove mil trezentos e quarenta e sete) 3º Sgt QE na ativa, essa quantidade existente juntando todos, inclusive os Taifeiros que já são 3º Sgt, de acordo com a Lei 10.951/04.

No total aproximadamente 2.800 (dois mil e oitocentos) 3º Sgt QE deverão ser promovidos, por já possuírem o interstício de 86 (oitenta e seis) meses na graduação.

No corrente ano, deixarão de ser promovidos a 2º Sgt QE, aproximadamente 60 (sessenta) militares, por atingirem a idade-limite de 49 (quarenta e nove) anos estabelecida no Estatuto dos Militares, antes de completarem o interstício necessário na graduação de 3º Sgt QE.

Até 2022, o segmento dos Sgt QE deverá ser extinto..

Proposta:
Interstício em 86 (oitenta e seis) meses na promoção para 2º Sgt QE de acordo com o já prescrito na Port nº 659 – Cmt Ex/2002, a fim de manter a paridade e o tratamento isonômico com relação aos 3º Sgt de escola, pertencentes ao mesmo círculo hierárquico.

- Fixar os limites para a promoção em 1º Dez 13, conforme o Dec nº 4.853, de 6 Out 03, (R-196), para todos os 3º Sgt QE promovidos até 1º Jun 06 (cumprido o interstício). O objetivo é permitir a promoção desses militares a 2º Sgt, desde que não incidem em situações impeditivas.

- Fazer constar no corpo do decreto a informação de que o mesmo “passa a vigorar a partir de 1º Dez 2013, com efetivos retroativos a essa data!, tendo em vista a possibilidade de este diploma legal não ser aprovado com oportunidade, por necessitar de despacho com a Senhora Presidente da República.

- Altera a Port nº 15-EME, no sentido de adequá-la aos cargos de Sgt QE, criados anteriormente.

- Atribuir ao DGP a condução do processo de promoção a 2º Sgt QE a realizar-se em 1º Dez 13, afim de possibilitar a promoção a 2º Sgt pelos critérios de merecimento e de antiguidade, conforme previsto na R-196.
Fonte: MD.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OBSERVAÇÃO:
Só quero adiantar ao pessoal se tiver ataques a pessoas ou a instituição, cortarei o anonimato, pois o que está em jogo é o blog. Abraço.

Att: Paulo Roberto

156 comentários:

  1. Paulo sabe de alguma coisa sobre o por que de tantas demora na criação desse decreto que amarra como serás as promoções?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. INJUSTO ESSA PROMOÇAO DE QE ,AINDA MAIS COM INTERTICIO DE 6 ANOS ,E NOS DE CARREIRA QUE LEVAMOS 8 ANOS ATE 8 ANOS E MEIO .ESTUDAMOS,PASSAMOS PELAS ESCOLA DE FORMAÇÃO,TIRAMOS SV DE CMT DA GUARDA,DAMOS INSTRUÇOES,E O QE O QUE FIZERAM PARA MERECER SAIR 2 SGT

      Excluir
    2. Acredito que você deve ser aquele sargento acochambrador que ninguém quer nem conhecer.
      Eu deveria dar a resposta que você merece, mas pela minha educação e em respeito aos outros sargentos de carreira que são a maioria profissionais de alta capacidade e também em respeito ao dono deste blog eu vou ficar calado.
      Tenha em mente que quando uma vela se acende a outra nada sofre e tenha certeza que é de gente como você que este país não precisa. Os QEs ajudaram a construir o nosso exército sempre fizeram o trabalho que os de carreira achavam que não podiam fazer, mas na verdade eu tenho pena de você e sei que isso é falta de conhecimento, valeuu abraços e que Deus te ilumine para que um dia você tenha consciência de que a bondade é um investimento que nunca vai a falência.

      Até acho que estou perdendo meu tempo com gente como você mas se uma pessoa ler isto já vou ficar satisfeito.

      Excluir
    3. Boa Noite Amigos QEs!

      Alguém pode informar se já bateram o martelo na questão do intersticio? Será realmente 6 anos como alguns estão comentando, ou outro? Um abraço a todos, parabéns aos futuros 2º Sgt do Quadro Especial desde já!

      Excluir
    4. Nada está definido! Daí a demora para a promoção da primeira turma. Segundo informes de Brasília a presidente DILMA não assinou o decreto que regulamenta a Lei pq não contemplava os taifeiros. Não aceitou os 82 meses e o EME teve que retornar com o decreto. Cogita-se reduzir para 03 anos no caso dos taifeiros e 05 anos para os Sgt QE. A situação está sendo revista pelo EME e poderá até ser reduzido. Na verdade tudo deverá ser definido até Jan/Fev 14. Eles devem até reduzir ao máximo esse tempo, o problema é que tem Oficiais Generais a favor e contra isso, o fato é que se continuarem optando pelo interstício de 82 meses vão incidir em várias problemáticas que envolve a promoção do pessoal de carreira e isso tornaria inviável essas promoções. Os QE não tem em seus bancos de dados informações primordiais para uma criação de QA por antiguidade e merecimento. Acho que foi uma infeliz idéia essa de querer copiar, nos mesmos moldes a promoção dos QE com os de Carreira. É isso que no dá pessoas desqualificadas quererem fazer as coisas a toque de caixa. Não basta ser oficial tem que ter capacidade e competência. Não entendo até hj pq não adotaram o mesmo interstício do pessoal do QAO, simples assim! Abraço à todos!!!

      Excluir
    5. Parabéns Ricardo pelo seu comentário... é isso ai.

      Excluir
    6. ótimo comentário, mas se isto vier a concretizar, como ficarão os casos dos 3º Sgt QEs, que estarão sendo pegos pela compulsória, terão que recorrer a justiça por um direito liquido e certo?? Realmente um descaso para com todos. Até quando hemm??

      Excluir
    7. Bom, isso também foi comentado e em princípio vai se concretizar, até pq, é um direito. Para aqueles que foram para reserva por força da compulsória, da data da aprovação da Lei até a data das promoções, esses deverão perceber os proventos de 2 Sgt, Tendo em vista que a legislação em vigor, não prevê promoção na reserva. Eu acredito que procede essa informação, porém devemos aguardar os meses de Jan/Fev 14, até lá tudo já deve ter sido regulamentado pelo EME. Abraço!

      Excluir
    8. Em resposta a pergunta do (Milico Eb 25), digo para ele que o que os SGTs QEs fizeram para merecer essa promoção a 2º Sgt QE, foi serem militares de verdade,honrar a Força que deu a eles a oportunidade de seguirem a carreira militar como Soldados, Cabos e 3º Sgt QEs por serem bons militares desde a sua entrada na caserna como Soldados, coisas que eu e muitos outros militares mais antigos a bem dizer da verdade não vimos quase nenhum Sgt concursado fazer a não ser meter o pau na carreira e na instituição que escolheram.
      Infeizmente o que eu tenho visto é monte de escoteiros que dizem Sgts formados na ESA, nos alojamentos jogando conversa fora ou acessando salas de bate papo na internet em pleno horário de expediênte enquanto os Sgts QEs que possuem idade pra ser pai da maioria deles, estão fazendo o trabalho de Sgt como vc ou corrigindo as cagadas que vcs fazem meu caro subordinado.
      Se cabe dar um conselho a vc e aos outros que compactuam com vc, ai vai! Vai aprender a trabalhar com estes Sgts QEs pra depois vim perguntar porque eles fizeram por merecer serem promovidos a 2º Sgt QE, alias algo que ja deveria ter acontecido a muito mais tempo ao invés de agora.

      Excluir
    9. Caro Milico EB, Sou o 3º Sgt Freitas. Na minha opinião creio que devamos seguir o interstício que for validado pelos nossos superiores... se for por 86 meses ou menos, assim seja, pois obedecemos ordens, e muito bem cumpridas diga-se de passagem. Quanto ao que os QEs fizeram pra merecer mais uma promoção? Prezado, capacidade e competência, assim como educação não se aprende em escola, seja de sargentos ou de estabelecimento público ou privado de ensino. Pois bem...
      Quando eu era Soldado, no 2º Batalhão de Infantaria, participei do PELOPES ainda como recruta e me destaquei na vibração e capacidade com as quais aprendi todas as atividades da infantaria, ainda como recruta, acumulando inclusive, como recruta a função de armeiro do renomado e histórico PELOPES da 1ª Cia de Fzo. Coisa que vc como aluno jamais poderia sonhar em fazer.
      no meu segundo ano fui convidado pra trabalhar na tesouraria e em abril fui o primeiro colocado na facílima prova para realizar o curso de cabos (tendo em vista que eu já estava no ensino médio e as questões eram de no máximo 6ª série), que eu tinha por obrigação moral de ser bem sucedido. Ao final do curso com nota 8,97, sagrei-me primeiro colocado.
      Retornando à tesouraria comecei a aprender a contabilidade pública pelas mãos de dois dos melhores sargentos de escola que já tive o privilégio de conhecer: Sgt Enéas (hoje reformado como 2º Ten por acidente de Serviço) e Sgt Soares, hoje Maj QCO, e fui o primeiro soldado do exército a operar o Sistema SIAFI, sistema esse que poucos tem até hoje coragem de operar, pois as operações administrativa/financeiras sempre dependem de muita perícia e conhecimento (e isso não se aprende em escolas). Fui um auto-didata e logo que saí cabo, era conhecido na 9ª Bda e 1ª DE como Cb OD (Cabo Ordenado de Despesa) pois executava tudo na tesouraria, desde um simples empenho até unificação patrimonial, culminando na execução do Relatório do OD, a ser enviado para análise mensal na 1ª ICFEx.
      Perdi a conta dos Of, ST e Sgt que vinham de todos os quartei da Vila Militar e adjacências a me pedir instrução de como operar o Sistema e de como resolver os complicadíssimos cálculos da matemática financeira, bem como a estrutura complexa das contas (mais de 300).

      Pois bem, finalizando, minha função era de 1º Sgt e eu não ganhava para fazê-lo nem seria obrigado a ficar dezessete anos numa função tão difícil e complexa e conseguir ajudar ao 2º Batalhão a receber 17 diplomas de Tomadas de contas exemplar da 1ª ICFEx.

      Hoje tenho 25 anos de serviço (se completarão em 13 fev 14) e conheço meu valor, sendo motivo de elogio por parte de emus superiores, pares e subordinados.

      Acho que seria um bom motivo pra merecer mais uma promoção, pois no serviço público ninguém fica mais de 6 anos sem ser promovido, nem mesmo o exemplar faxineiro do palácio da alvorada fica a vida toda varrendo a rampa no sol... um dia ele varre o saguão e o encera... tempos depois chefia setores até que, se merecer será o responsável por andares inteiros e até todo o palácio. Todos merecem um plano de carreira digno e se o Exército se esqueceu de nós, recentemente se recordou de nós... talvez por imposição.

      Se você se acha injustiçado, busque seus direitos e pare de ser tolo e dizer baboseiras.

      Atenciosamente, Sgt Freitas

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. calma pessoal
    o mais dificil foi feito
    só aguardar
    1 dez 13
    2 sgt

    ResponderExcluir
  5. Calma pessoal, para nós os QE que a pouco tempo não havia nada, hoje já temos uma lei, vamos aguardar e nada de criticar, abraços a todos os amigos QE. Sgt QE Tchê

    ResponderExcluir
  6. E QTO AOS DEMAIS COMPANHEIROS, PRINCIPALMENTE TAIFEIROS, QUE HJ SAO SGT QE MAS DEVIDO AO QUADRO NAO CONSEGUIRAO TER TEMPO??? ALGUÉM PENSOU NELES???

    ResponderExcluir
  7. GOSTARIA DE SABER QTOS QE NAO SERAO BENEFICIADOS DEVIDO A COMPULSÓRIA.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. E aqueles que ainda nem são Sargentos o que esperar?. Essa foi uma boa arapuca. E todos nos caímos.

    ResponderExcluir
  10. Fui para a reserva em 31/10, portanto quando foi assinada a MP em 24/10 eu ainda estava na ativa. E agora como fica? Será que me fu.....?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, acho que vc deve aguardar o desenrolar da situação, talvez deva entrar na justiça. Abraço!

      Excluir
  11. Meus presados amigos, deixemos de lado o xingamento, existe um Deus todo poderosa que esta observando tudo. e sua Palavra nos diz que tudo contribui para o bem daqueles que lhe amam.
    o quadro especial já diz é especial; o Sgt quando sai da escola tem em media 22 anos e quando muito 27 anos; a estes sim o regulamento de promoção do EB lhes dá um intesticio de 7 a 8 anos; porem todos os Sgt do QE hoje no EB possuem msia de 40 anos de idade e mais de 21 anos de efetivo serviço. o EME tem essa percepção, e não irão criar um regulamento para o QE, com intesticio de 7 a 8 anos. um abraço a todos e que Deus nos abemçõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc, em 1º lugar gostaria de saber se essa proposta acima saiu da onde mesmo, do MD, e se foi enviada para o DGP, ou é só um titulo de matéria sugerido ,para abrirmos comentários, aumentando a angustia de vários colegas

      Excluir
  12. Todos os comentarios são sobre os sgt QE, mais alguem sabe,dizer como é que vai fica a situação dos cabos estabilizados, que ja estão com mais de 21 anos de serviço,muitos com mais de dez anos de cabo...não vejo nenhum comentario ou algum esclarecimento sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que aguardar a Portaria do EME que vai regulamentar tudo.

      Excluir
  13. em 1º lugar gostaria de saber se essa proposta acima saiu da onde mesmo, do MD, e se foi enviada para o DGP, ou é só um titulo de matéria sugerido ,para abrirmos comentários, aumentando a angustia de vários colegas

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Só quero frisar uma coisa, eu nao publico baboseira nenhuma no blog se nao for certeza do fato, todas as publicações aqui são verídicas, as veses algumas fontes pedem pra nao divulgar por medo de represaria, esse texto é um resumo da matéria completa. Outra coisa, nao tínhamos nada agora temos alguma coisa, e foram poucos que correram atras, sabe porquê? Porque somos desunidos. Existe uma conta da caixa que coloquei no blog pra alguém depositar pra despesas minhas dos trabalhos realizados pelo blogueiro, em 3 anos de existência sabe quanto tinha? R$ 0,01 centavos, fui várias veses no Congresso Nacional juntamente com alguns QEs da ativa e reserva aqui em Brasília, pra lutar por uma categoria desunida, fui ate perseguido pelos próprios colegas QE, e ate hoje so reclacao no blog. Nao tem ninguem pra lutar pela gente dentro do congresso, o deputado do rio grande do sul nao consegue sozinho, temos que colocar pessoas nossas no poder. Agora aguardem, pois está nas mãos de Deus e do Estado-Maior do Exercito. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto

      Bom dia,

      Companheiro, entendo o seu posicionamento quanto a desunião neste Quadro, mas acredito que temos muitos colegas que dão o "sangue", literalmente por esta questão.

      Contudo concordo plenamente com você quando afirma que devemos ter um colega lá, no centro do poder. Já sugeri aqui mesmo neste Blog alguns posicionamentos, quanto a este fato, mas diante da grande desunião existente, entre outras coisas, julgo ser como uma luta titãs, conseguir algo parecido. Mas o tempo dirá o caminho a seguir.

      Ademais boa sorte a todos!!!

      Greenbill - Sgt QE/Recife-PE

      Excluir
    2. Eu sei que muitos nao merecem nada, porque nada fazem, mas tenha certeza Paulo Roberto, muitos QEs estao com voce e um dia saberao retribuir o que vc esta fazendo por nos, pode ter certeza disso amigo, tudo que se planta nesta vida a gente colhe, seu dia chegara.Abs

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Estou à disposição dos companheiros.
      Sem medo de identificação ou de quaisquer outros fatos.
      Abraços.
      Isidio - 3º Sgt QE.
      E-mail: prof.isidio@gmail.com

      Excluir
  16. É isso ai Paulo Roberto, parabéns pela luta contra tudo e contra todos, não esqueça que SGT QE são homens velhos com mentalidade formada, por isso tem suas opiniões e ideias muito diferentes um do outro, além da falta, da grande maioria, de instrução. É só conversar com colegas para ver isso, Siga em frente Paulo e não desanime com o QE, são desunidos sim, lhes falta instrução sim, são cabeçudos sim, mas também são profissionais pra caramba, .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, mas vocês sabem que na tropa somos limitados a discutirmos sobre o assunto, teve gente que até foi punido por isso. Acompanho sempre as notícias e os comentários deste blog, assim facamos sabendo do que realmente esta acontecendo. Parabéns Paulo Roberto pelo trabalho, grande abraço.

      Excluir
  17. Bom dia aos colegas do QE. Em primeiro lugar quero dizer que ninguém é obrigado a fazer nada a não ser em virtude de força de LEI! Pois bem: como a lei 12.872 de 24/10/13, que aprova o novo quadro funcional do EB, foi sancionada antes de 1 de dez/13, e não diz que a mesma entra em vigor a partir de 1 de dez. Todos que forem promovidos em 1 de dez, terá que receber retroativo à 1 de dez.Por isso que o EME cita tentar junto com a Presidenta a sugerida observação. Acho muito difícil isso acontecer, mas, quem sabe. Por isso o EB lambém já conta com a possibilidade de pagar retroativo à 1 de dez. Quanto a quantidade a serem providos gira num total de 2800 militares, todos com mais de 7,2 (sete anos e dois meses na grd). Na próxima semana já teremos muitos companheiros realizando a inspeção de saúde, agora é só esperar! Abraço a todos

    ResponderExcluir
  18. alguém sabe algo sobre as promoções a 3º Sgt dos cabos vei que tem mais de 10 anos na grad e mais de 20 anos de serviço? qualquer bizú será bem vindo! abraço a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não se desespere, a promoção está correndo conforme programada, conforme seu ano de promoção a cabo, contudo, agora você tem um plano de carreira pela frente, o que não ocorria antes.

      Excluir
  19. Proposta:
    Interstício em 86 (oitenta e seis) meses na promoção para 2º Sgt QE de acordo com o já prescrito na Port nº 659 – Cmt Ex/2002, a fim de manter a paridade e o tratamento isonômico com relação aos 3º Sgt de escola, pertencentes ao mesmo círculo hierárquico. Não da pra acreditar, o tempo de sv que nós temos com o pessoal de escola que tem mais uns 20 anos pela frente ainda.

    ResponderExcluir
  20. Esqueceram os Cabos vei, que nem ainda saíram 3º Sgt!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro, pelo jeito você não leu a LEI.

      Excluir
  21. com esses Interstício em 86, ao completar o militar sairá, ou dependera de vaga que o EME, que ira estimular todo ano para promoção. aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  22. Para o Anônimo de10 de novembro de 2013 02:17
    se falou isso pra mim, sim eu sei a lei de cabo a rabo, ela não foge muito da anterior
    estou sendo lesado a mais de sete anos, restam apenas 432 Cabos no antigo QA e com essa nova lei se caso eles não nos promoverem logo em 1º de dezembro 13 quase ninguém sai 2º Sgt tendo em vista o intertiçio de 86 meses. a compulsória pega a maioria, da turma de 1992.

    ResponderExcluir
  23. So não entendo uma coisa companheiros, teremos que cumprir o interstício de 86 meses por causa da paridade com os Sgt de Escola, não importando nosso tempo de serviço, porque isso não ocorre com os Of QAO? São promovidos a Ten e em menos de quatro anos ja saem capitães automaticamente sem necessitar de conceito, então a paridade so vale pra QE pra não causar descontentamento entre os Sgt de escola? Nunca vi um Of de carreira reclamando disso, aquela velha historia, a arma que mata praça tem divisa no cano.

    ResponderExcluir
  24. Meu amigo PAULO ROBERTO, e como fica a situação dos inativos que se acham injustiçado por essa LEI pois deixaram de receber a graduação de 2º pela MP do MAL e agora so contemplaram os da ativa. Onde fica o direito de igualdade para todos. Ingrassado ainda se fala em direito de paridade com o Sgt de Escola, incrivel fui pra reserva com 13 anos de 3º sgt, fui promovido junto com alguns companheiros de escola que hoje são quase 1º sargentos, quer dizer que isso so vale para QE. Minha pergunta ao amigo Blogueiro cabe alguma ação na justiça para que essa LEI seja estendida ao pessoal inativo que ficaram nessa situação, totalmente injustiçado....Diante mão agradeço ao amigo. ??

    ResponderExcluir
  25. paulo roberto sou andre luis cpo gde ms por que voce não poblicou a enfatização com consideraçães do anisio que ele te mandou la não tem nada de bobeira fala a verdade sobre a injustiça para com os inativos.muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, quando a palavras pesadas tenho que tirar, estou tb triste pelos inativos , pois tenho muitos amigos na inatividade, agora em todo o país.

      Excluir
    2. Amigo, quando eu falei de baboseira, nao foi a matéria do Anísio, nao tem nada a ver o que vc ta falando, eu comentei sobre palavrões aqui no blog, e ainda vou publicar a matéria dele, mas ela é muito grande, fala pra ele resumir. Abraço.

      Excluir
  26. Amigo paulo roberto, será 86 messes ao complementar o 3 Sgt QE já entrara no quandro e sairá a 2 Sgt QE, ou deperderá das vagas que o EME irá colocar todo
    ano uma quantidade para sai, vc acha que no futuro voltará a estabilidade pelos cometários acima em 2022, não terá mais 3 Sgt e 2 Sgt QE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre vagas, so o EME vai poder dizer, e sobre a Estabilidade voltar, nao terá mais, somente através de concursos.

      Excluir
  27. Vejo alguns colegas inativos perguntando sobre a situação deles diante da nova Lei de promoção dos Sargentos do Quadro Especial.
    Esclareço:
    1) Não cabe ação na justiça, todos foram para a reserva antes da promulgação da Lei, que é de 24 Out 2013;
    2) O certo seria moverem uma ação na justiça para terem o seu direito adquirido do posto acima que lhe foi retirado em 2000 com a medida provisória que já dura 13 anos;
    Um abraço aos colegas inativos, e que todos abarrotem a justiça com processos para pressionar o governo a votar essa MP do Mal.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Caro Paulo Roberto.
    Antes de mais nada quero dizer que acho corretíssimo a não divulgação de postagens agressivas.
    Sobre o assunto em tela eu gostaria de saber por que teremos que ser submetidos as regras da Port 659?
    Nenhuma legislação que rege o militar de escola foi usada como parâmetro para a promoção a 3º Sgt QE. Por que agora teremos que esperar tanto tempo com base nessa portaria? Fica evidente que pelo menos 20% dos QE hoje na ativa, não serão beneficiados e alguns cabos com mais de 21 anos de serviços também podem ficar sem a promoção à 2º Sgt.
    Na minha humilde opinião deveria ser levada em consideração o tempo que já temos de serviço e o tempo que ficamos na graduação de Cabo, haja visto que o QAO tem uma legislação específica, diferente dos oficiais da AMAN que, com 7 anos, após declarados Asp Of, já chegam ao posto de Capitão.
    Esta lei foi proposta pelo próprio Exército. Não é possível que as regulamentações não estivessem prontas. A esperança de muitos seria algumas publicações no BE do dia 08 Nov, visando as promoção de 1º Dez 13, mais nada foi publicado.
    A desunião não é uma exclusividade dos QE, mais sim dos praças de um modo geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc amigo, em todas as palavras, mas ficamos em mãos atadas por não ter o apoio que precisamos, não é fácil, mas o pessoal aqui em brasilia fizeram de tudo. Abraço.

      Excluir
  30. Caro, amigos QE, vejo que muito de vos, colocam palavras sem nexo, antes não tinhamos nada, agora temos algo para comentar, muitos dos amigos que falam asneiras, nem se quer fizeram qualquer reinvidicação, e os que fizeram se quer foram lembrados. Portanto tenham paciencia sobre o fato e vamos ver o que irar acontecer. sou militar da turma de 87 estou na ativa e ainda sou cb. eu já tenho tempo o suficiente para ir para a reserva, estou esperando essa promoção que é para o dia 01 Dez 14. em nome de Jesus, mais tenho que me conformar apenas como 3 sgt. abraço a todos.

    ResponderExcluir
  31. ATENÇÃO.......QUEM NÃO TIVER O ENSINO MÉDIO......NÃO SAI SEGUNDO....O EXÉRCITO NORMATIZOU QUE SERÁ NECESSÁRIO O ENSINO MÉDIO COMO O PESSOAL DA ESCOLA...

    ResponderExcluir
  32. so faltava essa ensino médio pra reformar so no exercito msmo da com uma mao tira com a outra .

    ResponderExcluir
  33. Boa noite a todos,

    Ao amigo das (10:02), gostaríamos que informasse onde viu tal norma companheiro, caso contrário fica sendo mais um BIZU FURADO!!! E se alguém tem tal informação sobre o assunto, favor informar aqui no Blog!

    Grato!

    ResponderExcluir
  34. MEU AMIGOS....NÃO É BIZU FURADO....QUEM NÃO TEM O ENSINO MÉDIO CORRA ATRÁS...ESTOU AVISANDO.....VAMOS ESTUDAR....EVOLUIR...E ASSIM SER PROMOVIDOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiros

      Boa tarde,

      Tenho a opinião de que seria incoerente exigir do 3º Sgt QE, neste momento, que tenha o ensino médio completo. Por quê digo isto?

      1º Porque este requisito é exigido para aqueles que pretendem ser Sargento, não e caso do Sgt QE, pois o mesmo já está Sgt; e

      2º Embora saibamos da existência de inúmeros companheiros com formação técnica e superior, há ainda, particularmente nas regiões mais afastadas dos centros urbanos, vários colegas com o ensino fundamental e médio incompletos, por questões de ordem diversa. Aí está a incoerência, estes já são Sgt.

      3º Quando o companheiro, lá no início, colocou a questão do estudo, não devemos rebater radicalmente, devemos buscar os caminhos alternativos, orientar aqueles companheiros sobre que necessitam (supletivos, EJA, etc), em particular para os Cabos estabilizados ou aqueles companheiros Sgt QE que terão que esperar (conforme estabelece o E/1 e R196) por mais alguns anos para terem outra(s) promoção(ões).

      Sorte para todos!

      Greenbill - 3º Sgt QE / Recife-PE

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. PESSOAS SEM INFORMAÇÃO NÃO DEVEM COMENTAR NADA BIZU FURADO FICA ATÁ FEIO

      Excluir
  35. muita gente vai dançar inclusive eu. abraco a tds.

    ResponderExcluir
  36. Sabe o que e interessante e que nenhum desses políticos que estavam a frente da PL 4372 se manifestou para pelo menos acalmar os ânimos dos coitados que estão da inatividade que ficaram chupando dedo, depois vão dizer "Juro que tentei mas não deu". Não tem respeito nenhum com esses que ficaram acreditando e tenho certeza que muitos foram para reserva por não aguentarem a rotina de tantos anos de serviço em uma mesma OM e confiando que a PL seria aprovada e beneficiando os inativos. Vai confia......

    ResponderExcluir
  37. freitas.caro amigo antes de tudo,gostaria de agradecer pelos seus esforços.juro para vc que eu não sabia do blog.pode até aparecer ingenuidade de minha parte,mais se não fosse um amigo de brasilia eu não saberia.tenho 4 anos de 3º e provavelmente não sairei 2º pois em 2015 jul a compulsória me mandara para casa,diga-me e o nosso caso como deve ficar ? desde já agradeço.abraços freitas

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Companheiros, salvo melhor juízo, penso estar havendo um equívoco na interpretação da Lei 12.872/2013 no que tange à promoção à 2º Sgt QE. O fato é que muitos estão falando em necessidade de regulamentação da Lei, quando na realidade não seria necessária, haja vista já existir o Regulamento de Promoção de Graduados ao qual o texto faz menção. Vejamos:

    [...] § 4º Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, concorrerão à promoção a Segundo-Sargento pelos critérios de antiguidade e de merecimento, desde que satisfaçam aos requisitos mínimos estabelecidos no Regulamento de Promoções de Graduados do Exército. [...]

    Outra situação é a promoção de Cb a 3º Sgt QE. Esta sim necessitaria de regulamentação por Decreto, conforme já é feito, pois o Cb até então não faz parte do Quadro Especial e, portanto, não está enquadrado no Regulamento de Promoção de Graduados. Vejamos:

    [...] § 2º Os cabos e taifeiros-mores com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a Terceiro-Sargento desde que possuam, no mínimo, 15 (quinze) anos de efetivo serviço e satisfaçam aos requisitos mínimos para promoção a serem estabelecidos em decreto. [...]

    Assim, pelo exposto acima, pode-se deduzir que para a promoção a 2º Sgt QE já há regulamentação. Então o Exército deverá apenas publicar os limites para o QA, posteriormente os QA (por merecimento e por antiguidade) e finalmente a promoção daqueles que já estejam habilitados.

    ResponderExcluir
  40. Erimar Santos vc ta certíssimo no que falou ja esta regulamentado a promoção a segundo é so publicar o QA e cumprir um abraço

    ResponderExcluir
  41. Pessoal, hoje (14/11) saiu mais um Boletim do Exército (46/13) e nada sobre a nossa promoção, saiu as vagas para promoções de 3º Sgt QE e nenhuma menção a promoção a 2º Sgt QE. Deve estar faltando boa vontade do Comando em cumprir a Lei, pois o comentário do companheiro Erimar Santos acima está corretissimo. O jeito é continuarmos a esperar a boa vontade de nossos chefes.

    ResponderExcluir
  42. Pessoal, pelo amor de Deus, existe um Decreto que a PR tem que assinar, assim que for assinado a SGEx publicará o QA no BE. Esqueçam, parem de choradeira e aguardem, o pior já passou, se sair em março do ano que vem, será retroativo a 1º de dezembro.

    ResponderExcluir
  43. INFORMEX NR 034, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2013


    DISTRIBUIÇÃO: TODAS AS ORGANIZAÇÕES MILITARES
    DIFUSÃO: TODOS OS MILITARES
    ASSUNTO: PROMOÇÃO NO QUADRO ESPECIAL DE TERCEIROS-SARGENTOS
    E SEGUNDOS-SARGENTOS DO EXÉRCITO



    Incumbiu-me o Senhor Comandante do Exército de informar que em virtude da sanção da Lei nº
    12.872, de 24 OUT 13, que trata do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do
    Exército, o Comando do Exército encontra-se ultimando a proposta da legislação complementar, a ser
    encaminhada ao Ministério da Defesa, necessária à execução da lei, com previsão de vigência a partir de
    1º DEZ 13, com efeitos retroativos a esta data.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente uma informação sensata.
      É simples, basta ler o BE e os INFORMEx publicados no site do Exército ao invés de ficarem fazendo deduções sem o fato consumado.

      Excluir
  44. Ah.Todos vós,os que tendes sede,vinde às àguas,e vós,os que não tendes Dinheiro,vinde,comprai e comei;sim,vinde e comprai,sem Dinheiro e sem preço,vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão,e o vosso SUOR,naquilo que não SATISFAZ ? Ouvi-me atentamente,comei o que é Bom e vos deleitareis com finos manjares. Buscai o senhor enquanto se pode achar,invocai-o enquanto está perto...Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,nem os vossos caminhos,os meus caminho.,diz o SENHOR"""" ISAIAS cap 55 vers1etc"""""" Sou grato para com aquele que me fortaleceu,CRISTO JESUS,NOSSO SENHOR*********CALMA COMPAHEIROS **** ( OH ! Como é bom e agradável viverem unidos os IRMAOS.........salmos cap133 vers 1 )******foram 14 anos e meio de terceiro na ativa como QE(**** 2-grau -mec-eletr´informatcia,pedreiro ,motorista,instrutor,monitor, aux adm,adj,enc mat,gar cmt pel aptidão (taf E)( ,tat E)(,TIA E),(comportamento E ) è,foram 30 anos de SV de cargos e encargos sem punção ,tudo publicado (obrigado pelo de......) Rendei graças ao Senhor,porque ele é bom,porque a sua misericórdia dura para sempre..(PARABÉM PAULO ROBERTO PELO EXCELENTE TRABALHO)****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí meu irmão a Deus toda Honra e toda Glória. O Mérito é do Todo Poderoso

      Excluir
  45. Bom dia,gostaria de saber meu marido esta no Haiti e temos duvida quanto a promoção alguém me ajude por favor.ele e saiu cabo com 15 anos de interstício ha 7 anos e cabo ele vai sair sargento ou teria que ter mais 15 anos de interstício? ele acha que não vai sair sargento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é Cb QE, pela nova lei ele tem direito mais uma promoção para 3° Sgt QE, deve aguardar a nova regulamentção da lei para saber a data de sua promoção.

      Excluir
  46. Eu quero expressar aqui a minha gratidão a Deus que, de forma extraordinária, não permitiu que intenções e interesses contrários à sua vontade prevalecessem, em detrimento da Sua vontade. Obrigado Deus, porque a porta que o Senhor abre, ninguém pode fechar. A ti o meu tributo!

    ResponderExcluir
  47. Ah Todos vos,os que tentes sede,vinde as águas,(águas é conhecimento,sabedoria,regulamento,testamento palavra de Deus)(obs : R-196 Reccursos cap VI Art.36 ." O graduado que se julgar prejudicado em seu direito ...........etc. ") Constituição Art.5- Todos são iguais perante a lei.sem distinção de qualquer NATUREZA,garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do DIREITO à vida,à liberdade,à IGUALDADE,à segurança e à propriedade.etc LIVRO DE JOSUÉ Cap 1 vers 8 " Não cesses de fala deste livro da lei;antes,medita nele dia e noite,para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito;então ,farás prosperar o teu caminho e serás bem- sucedido." PAULO ROBERTO SANTOS ,meus sinceros votos de sucesso na vida profissional** FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO**

    ResponderExcluir
  48. obrigada anonimo já ouvimos de alguns que ele vai sair mas não temos a certeza quanto o interstício e se vai mesmo precisar do ensino médio,amigo paulo roberto se você puder nos ajudar também agradeço voce acha que os cabos sai sargento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolaridade é a mesma de sempre para promoção do 3° Sgt QE, pois muitas pessoas comentam ser ter lido e entendido a Lei 12.872, o que mudou foi mais uma promoção para os 3° Sgt QE e duas para os Cb - T. Mor - e Sd com estabilidade assegurada, vamos aguardar a regulamentação da lei, isso vai esclarecer todas as dúvidas, o seu marido é Cb QE pois foi promovido com 15 anos de Sv, então têm direito mais uma promoção e deve ser a contar de 1° Dez 13.

      Excluir
  49. O ensino Médio é para quem vai ascendera graduação de terceiro SGT, nos QE ja somos 3 SGT ok.

    ResponderExcluir
  50. muito obrigada anônimo e Francisco Rogi esperamos que saia logo...

    ResponderExcluir
  51. Olá Paulo Roberto, sou praça de 91 e cabo de 2002, de acordo ultima sistemática de promoção a 3° Sgt QE, estou previsto para ser promovido a 3° sgt em junho de 2015, sendo assim não vou sair 2° pelo intertisio ou pela compulsória.
    Com esta mudança no Quadro especial você acha que eu poderia sair 3° sgt antes de 2015 ???

    ResponderExcluir
  52. aos amigos ainda cabos mesmos qe vcs nao tem interticios em regulamentos pois era 15 anos de serviços ou l5 anos na promomoçao para eu nem um dos dois funcionaou pois fui promovido com 21 anos de serviço e 16 anos e meio de promoçao a lei nao foi cumprida do mesmo jeito mas para vcs existe outra lei so que ela diz l5 anos de serviços e vcs tem mais de 21 anos de sv so que a lei que saiu nao diz nada disso resta vcs esperar até a regulamentação do eb para vcs ser mais felizes porque o resta nimguem sabe nada a respeito interticios de cabos abraços foi o que entendi.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Boa Noite Amigos QEs!

    Alguém pode informar se já bateram o martelo na questão do intersticio? Será realmente 6 anos como alguns estão comentando, ou outro? Um abraço a todos, parabéns aos futuros 2º Sgt do Quadro Especial desde já!

    ResponderExcluir
  55. Paulo Roberto, alguém pode esclarecer uma dúvida? Quem completa 49 anos depois de 1º de dezembro 13, tem que ir para reserva ou já fica valendo os 50 anos que é a compulsória de 2º Sgt/?

    ResponderExcluir
  56. Se ainda não tiver sido publicado a promoção é ex-officio direto, ou seja aposentadoria por limite de idade na graduação.

    ResponderExcluir
  57. Grato pela resposta, Sgt Pessôa 27 de novembro de 2013 19:22 .

    Mesmo se o militar tiver interstício, ele terá que ir para a reserva?
    Tem uns companheiros que estão nessa situação.
    Estou fazendo tal pergunta por que a promoção é a contar de 1º de dezembro 13, conforme o INFORMEX, então se nessa data ele estiver nesse universo e preenchendo todos os requisitos, mesmo assim ele terá que ir para reserva com 49 anos?
    Acho que é um caso atípico. Se o militar deixou de ser promovido foi por falha administrativa e não dele.

    ResponderExcluir
  58. ex-officio para QE tem limite de idade de 49 anos 11 meses e 29 dias, quando completar 50 anos o ex-officio pega.

    ResponderExcluir
  59. se vc verificar informação pelo DGP, a idade limite e 49 exato tem ate a data, verifique la ok quem sabe semana que vem temos novidade abraços tds

    ResponderExcluir
  60. Boa noite a todos,

    Gente, desculpe minha ignorância, li em alguns comentários acima sobre ESCOLARIDADE, alguém pode informar com clareza qual a Grau de Escolaridade exigida para sairmos 2º Sgt QE (se possível dizer onde está escrito) par tirar de uma vez por todas qualquer dúvida!!!!!!!!

    Grato!

    ResponderExcluir
  61. Boa noite a todos,

    Gente, desculpem minha ignorância, mas alguém pode informar sobre ESCOLARIDADE para sairmos 2º Sgt QE??
    Peço por gentileza se alguém puder informar (se possível falar qual doc. amarra), poies tenho só o Ensino Fundamental completo (antigo 2º Grau)!!

    Abraços a todos!!!

    ResponderExcluir
  62. calo colegas qe escolaridade é para proposta da pl 4373 e não tem nada ha ver com a nossa promoção agora que é 4ª serie do E. fundamental nada mudou.

    ResponderExcluir
  63. Obrigado ao companheiro pela informação, perguntei porque caso contrário, até junho de 2014, dá para fazer o Supletivo e terminar o 2º Grau, porque sei que como eu, tem vários colegas que ainda não tem o Ensino Médio completo!!!!!

    ResponderExcluir
  64. COMO SABEREMOS QUE FOMOS PROMOVIDOS OU NÃO SE BE n34 NÃOFALA NADA SE PROMOVEU OU NÃO DIGA POR FAVOR QUAL A FONTE CERTA QUE DEVO PESQUISAR OU NADA DE CONCRETO COMO PROPOSTA DO EME

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Quanto a promoção do QE a previsão inicialmente e para 1º Fev 2014 no DOU. retroativo a 1º Dez 2013 conforme Informex 034 de 14 Nov 2013. sempre que encontro companheiros do Quadro Especial falo o seguinte, a luta deve continuar, por uma questão de isonomia entre as forças armadas, sendo que os TF da Aeronáutica conquistaram o direito legalmente a serem promovidos a Suboficial inclusive os da reserva, acho que devemos lutar pelos mesmos direitos, aos companheiros de Escola, lutem pelos seus direitos, isto é: que todos saiam oficiais na ativa, com direito ao posto acima, pois se hoje esta uma "M" é porque a luta tem sido lateral ou de cima para baixo, desta forma não chegaremos a lugar algum, ou melhor a tendência será para o pior, como já foi feita em MP retirando o pouco que tinhamos (% do tempo de Sv, auxilio moradia, LE, posto acima, etc..) Unidos seremos mais fortes ainda, para sua estrela brilhar não é necessário apagar a minha, abraço a todos e já falei demais......

    ResponderExcluir
  67. Boa noite à todos,

    Companheiros, pelo visto só em 01 Jun 14, hoje é dia 30 nov e nadaaaaa!

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Bom dia Companheiros!
    Ao amigo Sgt Vitor Hugo, posso estar enganado mas não vi nada ainda sobre promoção em 1º Fev 14. Posso estar enganado! pelo que eu sei, agora só em 1º Jun 14, retroativo a 1º Dez 13. Tomara que saia antes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  70. HOJE FOI MUITO CONSTRANGEDOR , O DIA QUE PASSEI NA MINHA UNIDADE SENDO CHAMADO DE 2 SGT NO RASCUNHO MAS INFELIZMENTE E VERDADE ATE AGORA NÃO TEM NADA OFICIALIZADO PESO POR FAVOR QUE MANDE PARA AS UNIDADES INFORMAÇÕES SOBRE A REALIDADE QE

    ResponderExcluir
  71. Amigo julio cesar,

    Já estamos acostumados com essa falta de respeitos por parte de nossos Cmts, desde quando eramos Cb que sofremos com essa falta de informação e agora não é diferente!!!!

    Estamos na mesma situação.......!

    ResponderExcluir
  72. meu amigo Paulo Roberto gostaria de saber se vc tem condições de falar com o Deputado Paulo Pimenta porque até agora mandaram esse informex dizendo que estavam regulando as normas que exercito é esse que pra regulamentar uma promoção leva mais de dois meses pra isso como sempre é um grande descaso conosco

    ResponderExcluir
  73. Paulo,

    Bom dia!

    Em primeiro lugar quero parabenizar pela grande conquista, pois sei que isso será muito importante para vários companheiros juntamente com suas famílias, fiquei muito feliz em saber que muitos a nossa classe começou a ser reconhecida.

    Em segundo lugar quero saber como vai ficar a situação dos que passaram para reserva, no meu caso eu passei para reserva em 01 Jul 13 pela compulsória, e qual vai ser o procedimento, pois antes de eu ter ido para a reserva, meu nome foi incluído em uma relação que foi pedido pela 1ª RM, onde a minha antiga OM enviou juntamente com todos que estava aptos.

    Em terceiro lugar, quero dizer a todos os QE que estão de parabéns pelo movimento e que não fiquem com raiva, magoas e etc..., dos militares de carreiras (Sgt) que estão falando asneiras dentro das OM, pois EU não me troco e vocês não deveriam se trocar por eles. Só para ressaltar eu tenho elogios e já fiz muitas coisas que eles são incapazes de fazer "muitos já aprenderam muito comigo, chegavam cegos das escolas e eu como cabo ensinava muitos... na Selva Amazônica vi muitos chorar".

    Abraços

    Mais uma vez PARABÉNS DA TODOS QUE SERÃO PROMOVIDOS, DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde caro amigo Paulo Roberto! No meu caso fui promovido em 1º Dez 06 e passei para a reserva em Jan 2012. Ou seja já com sete anos de intertícios e a dois
    na reserva. Será que tenho direito a essa promoção?

    ResponderExcluir
  75. BE 49 fala sobre as promoções a partir de 01 jul 14, mas nada diretamente as promoções a contar de 01 dez 13. Muito estranho essas indefinições, pois muitos amigos estão ou serão pegos pela compulsória. Esperamos que na próxima semana algo mais concreto seja definido. Abço e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  76. Companheiros

    Bom dia,

    Venho lendo estes comentários acima há algum tempo, repetidas vezes, e sempre eles trazem à minha mente as seguintes questões:

    Por que os nossos chefes nos "tratam" deste jeito? Estamos sempre apelando para que façam algo por nós. Não nos tratam com dignidade. É isto que até hoje eu não aceito, embora venha convivendo nesta situação por quase 3 (três) décadas.

    Eles não nos veem com profissionais, pais, pessoas honradas, pois cumprimos as nossas obrigações, no quartel, em nossos lares e, perante a sociedade. Temos uma história de vida que não está limitada aos nossos "assentamentos" militares. Junto a cada militar destes segmentos há uma esposa, filhos, pais, sogros, em fim um círculos de pessoas que de forma direta ou não dele depende.

    3) No entanto, mesmo sabedores desta realidade, os nossos chefes ainda não nos tratam com o devido respeito e consideração. Observem a falta de informação ai caracterizada, pois depois de vários anos de comentários sobre esta outra promoção, tivemos apenas um vago "INFORMEX", com meias palavras e repleto de "ambiguidades", vindo daqueles que deveriam nos apoiar, incentivar, motivar, etc.

    Estou cansado. Cansado de mendigar informação aqui e acolá, cansado de pedir para que nos olhem como profissionais que nós somos, cansado de ver o descaso com que eu e meus companheiros do Quadro Especial, temos sido tratados dentro desta Instituição para a qual dedicamos os melhores anos das nossas vidas.

    Esta outra promoção é fruto da nossa angustia, do nosso sofrimento, da nossa labuta diária nas mais distintas e remotas regiões deste continental país.

    Não é objeto da generosidade dos chefes, pois eles estão nem um pouco preocupados com os nos anseios de pais, com filhos ainda pequenos, que pagam aluguel de casa, moram em comunidade remotas e perigosas, e tentam oferecem vida digna à família, mesmo sacrificando as hora livres, com atividades paralelas para complementar de forma digna e honrada o apertado orçamento familiar.

    É angustiante ver a materialização do desrespeito que nos é dispensado, nas mais diversas formas, com adiamentos, pouca ou nenhuma informação e, ainda, o desdém dos chefes e companheiros (os ditos escolados), não bastasse a inexistência de um "plano de qualificação", de aproveitamento de habilidades. etc.

    Estou farto disto e torcendo para terminar o meu tempo de serviço, pois sei que isto nunca vai mudar.

    Boa sorte a todos deste Quadro Especial!

    Greenbill - 3º Sgt QE

    e-mail: greenbill@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço as suas as minha palavras greenbill, . Já ouviram a historinha do inferno milico, onde é muito fácil fugir, mas quando alguém atinge os céus, vem um e o puxa pelos pés. Simples assim, e ainda acham que precisamos de inimigos. Mas fiquem tranquilos, não há mal que dure para sempre. Sorte à todos/

      Excluir
    2. Caro amigo Greebill, bom dia!
      Expressou muito bem nossa angustia!
      Fiquemos firmes e confiantes, pois a promoção vai
      sair sim!
      Quando tivermos nossa vitória, esses que tem o ventre cheio de inveja e egocentrismo anormal irão nos dar os parabéns, e até lá o Deus Altíssimo lhes abençoe e nos conceda justiça!

      Excluir
  77. Gostaria de saber do prezado companheiro se vocês tem alguma informação sobre as promoções dos cabos QE, depois desta nova Lei nº 12.872,se irão continuar com esse argumento de critério de antiguidade de 15 anos de efetivo serviço que na realidade são 15 anos na graduação.

    ResponderExcluir
  78. tem possibilidade dos militares da mb e da aer entrarem nessa lei.

    ResponderExcluir
  79. E os Cb que não foram promovidos ainda

    ResponderExcluir
  80. Sou Cb de 2002 e essa sistemática do EME está acabando conosco, já vou completar 11 de cabo e 25 de serviço e nada ainda a última promoção no CMS promoveu 8 cabos sendo que os taifeiros de 2012 já serão promovidos agora em 2014 isso é uma vergonha, e uma falta de consideração conosco que estamos cumprindo sempre com nossa obrigação, espero que mudem isso agora com essa nova Lei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo não se preocupe no caso dos cabos qes e taifeiros-mores, os intersticios ainda não foi divulgado, só resta esperar a assinatura do decreto que regulamenta o tempo para as devidas promoções, o decreto ainda esta com a Srª Exmª Presidenta da República, lá esta dizendo que os cabos qes tem que ter 20 anos de efetivo serviço e os taifeiros-mores 15 anos de efetivo serviço e tem que ser taifeiro-mor, vamos ter fé um forte abraço.

      Excluir
  81. AI PESSOAL SAIU NO BE 50 "FIXA OS LIMITES PARA A PROMOÇÃO DE 2SGT QE A CONTAR DE 1º DEZ 13 - TODOS OS QE PROMOVIDOS ATE 30 JUN 06.

    ResponderExcluir
  82. Olha amigos quando foi pedido essa solicitações que hoje em lei estão foi pedido também aos inativos senhores e todo mundo sabe que o quadro especial é um só para inativos e ativos. então colocaram um item ali que não existe e é inconstitucional por que a lei mudou tirando a estabilidade, mudou tirando o posto a cima e agora vão querer tirar o direito adquirido de quem ficou quase 15 anos como terceiro sargento do quadro especial aí não da´minha gente tem que ir realmente para justiça, por que todos são mobilizáveis e daí mais moderno do que eu vai ficar menos tempo de serviço e ser promovido antes e ainda ser mais antigo e quando morrer a viúva vai receber proventos de primeiro sargento e a minha viúva de segundo sargento sendo que eu trabalhei mais do que ele e tinaha mais tempo an ativa na graduação e não fui promovido tá errado gente.

    ResponderExcluir
  83. Paulo sei que você está indignado, pois eu também estou na mesma situação. Estou na reserva a 18 meses e fiquei muito frustrado, Paulo concordo com você, vamos nos reunirmos e buscarmos nossos direitos a justiça. Um grande abraço a todos os sargentos QE da ativa e da reserva.

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia Paulo Roberto e companheiros do Quadro Especial.
    Mais uma vez vou pedir aos companheiros, vê se conseguem alguma informação sobre os cabos velhos, que já estão com mais de 22 anos de serviço, e a mais de 13 anos na graduação. A nova lei da a entender que só o fato de ter mais de 15 anos de serviço efetivo, ja o habilitar a sair 3º sgt QE. Da a entender também que até os cabos que ja são QE, tambem tem direito a uma segunda promoção.

    Art. 13. O art. 69-A da Lei no 12.249, de 11 de junho de 2010, passa a vigorar com a seguinte redação:

    § 1o O acesso dos cabos e taifeiros-mores de que trata este artigo será efetivado por promoção à graduação de Terceiro-Sargento, pelo critério de antiguidade,
    deixando aqueles militares de pertencer à sua Qualificação Militar de origem.

    § 2o Os cabos e taifeiros-mores com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a Terceiro-Sargento desde que possuam, no mínimo, 15 (quinze) anos
    de efetivo serviço e satisfaçam aos requisitos mínimos para promoção a serem estabelecidos em decreto.

    Art. 17. Os soldados, cabos e taifeiros-mores de que trata esta Lei poderão ser beneficiados por até 2 (duas) promoções, após adquirida a estabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdiney também estou nesse caso, sou cabo de 2002 e e vou contemplar 25 anos de serviço e ainda nada vamos movimentar isso fazendo um email tentando colocar todos os que ainda não foram promovidos ainda.
      Pois isso é uma baita sacanagem conosco pois vão começãr promover os 2° Sgt sem terminar de promover os Cabosa que ainda faltam e estão aptos.

      Excluir
  86. Senhores Cabos, e os cabos ainda não promovidos que já estão com mais de 20 anos de serviço.

    O que o EME vai fazer continuar promovendo por ano

    Gente a lei é clara, é 15 anos de serviço e já estamos com mais de 10 anos na mesma graduação.

    O que Fazer?

    ResponderExcluir
  87. em 31 dez saiu um informex com 409 promoções das 2800 que deveriam ser promovidos, como sempre no apagar das luzes e o restante qual a perspectiva

    ResponderExcluir
  88. Caros colegas cabos do Brasil, leiam com atenção e solicitem suas promoção em ressarcimento, a revogada Lei 10.951 de 22 set 04, que reorganizou o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos do Exército, no nr I do § 1º do Art 2º dizia que as promoções dos Cabos e Taifeiros-Mor seriam organizados em quadros distintos, já na Lei 12.872 de 24 Out 13 esse quadro distinto deixou de existir,onde os Cabos e Taifeiros-Mor deverão concorrer a promoção a Terceiro Sargento do Quadro Especial pelo critério de antiguidade, porém isso não cumprido, pois os Taifeiros-Mor promovidos em 01 de dezembro de 2011 ja receberam a promoção a 3º Sgt QE em 01 Dez 13. busquem seus direitos porque eu ja fiz isso, quanto mais ir atrás saberão que nao estamos parados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santos gostaria de saber se voce já entrou e obteve alguma resposta?

      Excluir
    2. ja mandei minha solicitação ao Comando de Área, e segundo informações não terão como negar a promoção, haja vista que a nova lei e bem clara que todos deverão concorrer a promoção a 3º Sgt pela criterio de antiguidade.

      Excluir
    3. pode me mandar um email com modelo ricardoprfs@gmail.com

      Excluir
    4. gostaria do modelo doc tambem aljunio_9@hotmail.com

      Excluir
    5. AI AMIGO SANTOS, LI AS DUAS LEIS SO Q ENTENDI Q NA LEI LEI Nº 12.872, DE 24 DE OUTUBRO DE 2013 AINDA NAO SAIU O DEVRETO Q PODE DEFINIR OS REQUISITOS, ATE MESMO ESSE ITEN DESTINTOS, QUE NA LEI Lei nº 10.951, SERA SE NÓS ETRAR COM RESSARCIMENTO VÃO NOS
      PROMOVER

      Excluir
    6. Srs, a lei 10.951/04 era regida pela Port 058-EME/2007, porem essa lei perdeu sua função haja vista a revogação da lei, ao meu ver vão querer continuando promover os cabos nas datas publicadas, porém a lei 12.872 diz que a promoção e por criterio de antiguidade, mas os T-Mor promovidos em 01 Dez 11 foram beneficiados pela promoção a 3º Sgt, por isso vão ter que promover os cabos mais antigos, e so entrar com o requerimento de ressarcimento. Não existe decreto para reger Lei e sim portaria. abraços e a disposição.

      Excluir
    7. Amigo por gentileza me mande este requerimento, ainda não tomemos conhecimento dele aguardo agraciadamente. meu e-mail e: fmvsousa@ig.com.br abraços.

      Excluir
  89. Manda para mim, o modelo do requerimento, "jessejames.sousa@bol.com.br"
    Grato.......

    ResponderExcluir
  90. Favor mande pra eu verificar também. pfedera@bol.com.br

    ResponderExcluir
  91. Santos manda p/ mim o modelo do requerimento..agradeço.stephano_183@hotmail.com

    ResponderExcluir
  92. So praça de 85'cb de 2001,vou completar 48 anos em Dez 2014,tenho direito a promoção de 3 sgt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peter também sou Cabo de 2005, enviei uma pergunta referente a nossa promoção, segue abaixo a resposta da ouvidoria da DAPROM

      Em atenção à sua solicitação, segue a orientação abaixo:

      As OM deverão aguardar portaria do EME e Decreto da Presidência da República regulando as providências a serem adotadas, bem como os prazos. Atenciosamente, DA Prom.

      NÃO É POSSÍVEL RESPONDER ESTA MENSAGEM. SE NECESSÁRIO, FAVOR ACESSAR NOVAMENTE O SITE DA OUVIDORIA DO DGP.

      Atenciosamente,

      Ouvidoria do DGP.

      Excluir
  93. Olá Santos, mande pra mim também o modelo do requerimento, obrigado (jeovasr@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  94. vou completar 48 anos em setembro 2014,sou cb de 2001,minha promção deveria ser em jul de 2014,so q minha promoção vai ser em dez 2014.a compulsória vai mim pegar em set 2014.vou ter direito a promoção de sgt.,agradeço,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde amigos vcs nao tem nem uma novidade sobre promoção de cabo para 3º sgt qe

      Excluir
  95. Boa noite amigos recebi está resposta do MD, Serviço de Informações ao Cidadão do Ministério da Defesa – SIC/MD:

    Ao cumprimentá-lo, cordialmente, reporto-me ao pedido impetrado por Vossa Senhoria de NUP 60502.000441/2014-96, de 10 de março de 2014.
    Em relação ao seu pedido, o Serviço de Informações ao Cidadão - SIC do Ministério da Defesa – MD informa que o Comando do Exército enviou a este Ministério, em 20 de novembro de 2013, proposta de Decreto que regulamenta os artigos 15, 16 e 17 da Lei nº 12.872, de 24 de outubro de 2013. Esta proposta já concluiu seu trâmite no âmbito deste Ministério e encontra-se na Casa Civil da Presidência da República para análise, de modo que se trata de assunto considerado de natureza preparatória, na forma do art. 20 do Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012.
    A promoção de Cabo estabilizado à graduação de 3º Sargento do Quadro Especial (QE), diferentemente desta última promoção para a graduação de 2º Sargento QE, não está vinculada ao Regulamento de Promoções de Graduados (R-196). Portanto, ela somente poderá ocorrer após a sanção presidencial do Decreto regulamentador supramencionado, para os que satisfizerem os requisitos que serão nele definidos.
    Dessa forma, a divulgação do Comando do Exército, por meio do INFORMEX nº 34, de 14 de novembro de 2013, disponível no link www.eb.mil.br/web/interno/92, de que se encontrava ultimando a proposta de legislação complementar, necessária à execução da lei, com previsão de vigência a partir de 1º de dezembro de 2013, com efeitos retroativos àquela data, referem-se, exclusivamente, à promoção de 3º Sargento QE à graduação de 2º Sargento QE.
    Nos termos do art. 21 do Decreto nº 7.724/2012, eventual recurso sobre esta resposta deve ser dirigido ao Secretário-Geral do Ministério da Defesa, no prazo de 10 dias, a contar da data desta decisão.
    Serviço de Informações ao Cidadão do Ministério da Defesa – SIC/MD

    ResponderExcluir
  96. Pessoal na da de informação e nem de sair esse tal decreto, somos uma classe humilhada mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  97. vou completar 48 anos em setembro 2014,sou cb de 2001,minha promção deveria ser em jul de 2014,so q minha promoção vai ser em dez 2014.a compulsória vai mim pegar em set 2014.vou ter direito a promoção de sgt.,agradeço,ou posso ficar ate ser promovido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo.

      Li essa publicação no Bol Ex 25, de 20/06/2014, que publica:
      PORTARIA Nº 119-EME, DE 9 DE JUNHO DE 2014 - Fixa limites e estabelece procedimentos para a organização dos Quadros de Acesso por Antiguidade (QAA) para inclusão no Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército (QE), a contar de 1º de junho de 2014 - LIMITES PARA ORGANIZAÇÃO DOS QUADROS DE ACESSO (QA) – Cabos - Todos os soldados promovidos a Cabo nos termos do disposto no “caput” do art. 5º do Decreto nº 8.254, de 26 de maio de 2014, que tenham no mínimo 20 (vinte) anos de efetivo serviço na data da promoção (1º de junho de 2014). Neste caso, a documentação deveria ter sido enviada ao C Mil A enquadrante, até 20 de julho de 2014, os seguintes documentos
      constantes dos anexos das NT nº 09 - DA Prom.

      Excluir
  98. se chegar meu limite de idade 48 anos(a compulsoria)eu posso ficar mais tempo ate ser promovido.?

    ResponderExcluir
  99. alguem sabe de algun jeito ,pra que eu fique mas tempo ate ser promovido.agradeço

    ResponderExcluir
  100. Um amigo QE, me fez o seguinte questinamento, o qual repasso: Promoção em dez/98, Res em fev/2013. A Unidade em que servia, chegou a enviar ao DGP a relação dos QEs com interstício com condições a serem promovidos a 2ºSgt, porém foi prá Reserva, 10meses antes da promulgação da Lei. Pergunta-se: Quais os meus direitos em relação à promoção?

    ResponderExcluir
  101. o que mudou no quadro dos taifeiros com essa mudança , alguém pode me responder ? obrigado ?

    ResponderExcluir
  102. Na minha visão todo militar do exército de carreira deveria começar a carreira como 3 sargento até coronel full e general por nomeação da presidência e merecimento indicação porque quem forma na espcex sai aspirante em 3 a 4 anos o cara recebe 3 promoções de 2 tenente 1 tenente e capitão enquando o sargento da EsSA precisa de 8 anos para receber promoção de 2 sargento é muito injusto sem lógica isso pra mim é até um preconceito com quem é praça , então minha opinião e que todos militares de carreira se forme como 3 sargentos e com tempo vai subindo com cursos e aperfeiçoamento e merecimento e condulta determinação de seguir a carreira militar .

    ResponderExcluir
  103. Na minha visão todo militar do exército de carreira deveria começar a carreira como 3 sargento até coronel full e general por nomeação da presidência e merecimento indicação porque quem forma na espcex sai aspirante em 3 a 4 anos o cara recebe 3 promoções de 2 tenente 1 tenente e capitão enquando o sargento da EsSA precisa de 8 anos para receber promoção de 2 sargento é muito injusto sem lógica isso pra mim é até um preconceito com quem é praça , então minha opinião e que todos militares de carreira se forme como 3 sargentos e com tempo vai subindo com cursos e aperfeiçoamento e merecimento e condulta determinação de seguir a carreira militar .

    ResponderExcluir
  104. Devido a muitos comentários, boatos e disse me disse, coloco aqui minha opinião.
    Não entendo a Indignação, a repulsão e censura de alguns sobre a promoção do Sargento do Quadro Especial a Sub Ten. O que deve ser feito na minha opinião é uma seleção interna - mediante avaliação - e exigida uma escolaridade mínima (defenderia pelo menos o ensino médio) e outras exigências como TAF, TAT, Comportamento, de forma a buscarmos a equidade necessária na pretensa carreira do Sgt QE. Isto proporcionaria segurança jurídica tanto para o Exército, como Instituição, quanto para os militares do Quadro Especial (QE)
    Não concordo com os “companheiros” de carreira que defendem como justificativa o fato de os militares do QE não terem suas promoções em função de não serem concursados.
    Se assim fosse, os sargentos concursados, dito sargentos de escola, JAMAIS deveriam ser promovidos a oficiais do QAO. Em que pese tempos de promoção diferentes - os sargentos de carreira prestaram concurso para serem sargentos (portanto, promoção para oficiais do QAO se trata de um mecanismo extremamente injusto, na ótica daqueles que se opõem às promoções dos QEs a S Ten). Há mecanismos para se atingirem o oficialato.

    É isso, espero não ter sido excessivamente longo em minha opinião e espero também que entendam que não faço apologia à carreira qualquer que seja. Pelo contrário. Assim sendo, ou estendam as promoções dos Sgt QEs até S Ten, ou submetam os sargentos de carreira à seleções e exigência de níveis de escolaridade (nível superior) que os credenciem a serem oficiais.

    O fato de estar previsto na carreira de sargento as promoções sucessivas até capitão, da mesma forma deve haver tal previsão no "concurso" da vida à qual nós, companheiros QEs nos submetemos para que cheguemos a S Ten.

    ResponderExcluir
  105. Amigo Paulo Roberto.
    Gostaria de saber sua opinião e o que realmente existe sobre o fato.

    ResponderExcluir
  106. Só vemos comentários sobre promoções de 3º a 2º sgt, não se esquecem que existem cabos que nem mesmo tiveram o direito de serem promovidos a 3º sgt, porque fomos pego pela compulsória. Ex eu seria promovido em junho 2011. em janeiro de 2011 fui pego pela mesma , porque aqueles que dizem,''TRATAR COM AFEIÇÃO OS IRMÃOS E ARMAS'' e ''BRAÇO FORTE MÃO AMIGA'' não cumprirão com suas obrigações.Porque não nos promoveram ? para enriquecer os cofres públicos? para isso que nos estamos vendo ai? dinheiro sendo desviado para as contas dos políticos ? vocês acham que fizeram um grande negócio né ? tirarando da boca de nossos filhos para dar aos políticos. Mais ainda esta em tempo de corregír os erros, nunca e tarde para nos corregir.

    ResponderExcluir